segunda-feira, 8 de junho de 2015

Revestimentos e Encadernação

Vamos aprender um pouco sobre revestimentos na Encadernação?!

Na postagem anterior falamos muito sobre papel de Scrapbook e nessa postagem vamos em falar em todos (ou quase todos) revestimentos usados na Encadernação, inclusive o papel!

Chamamos de Revestimento qualquer material que é utilizado na forração do papelão utilizado na estrutura.

Existem muitos materiais que podem ser usados.., desde os mais clássicos até os mais contemporâneos (como o papel de Scrapbook).
A ideia é testar o produto que está com você! Verifique se ele é maleável suficiente para fazer o debrú, verifique se ele é bom de trabalhar, verifique se a Cola PVA ou o CMC funcionam bem. Essa é a ideia inicial! Não se prenda a normas e regras! Teste!!! Veja como você lida com o material que está a sua disposição!
Com essa ideia, não precisamos necessariamente usar um revestimento próprio para Encadernação, mas mesmo assim, vamos falar um pouco sobre eles, para vocês poderem conhecer e TESTAR!

Tecido para Encadernação: Brillianta, Frankonia, Saphir 
Esses 3 bookcloths são ótimos materiais de revestimento, eles são compostos por  Ryon na frente e uma camada de celulose no verso! Essa celulose no verso não deixa a cola vazar para o lado externo, o que é maravilhoso, né?! Além disso eles são materiais que aceitam bem gravações e tem aparência de tecido

                                          Fonte: Blog Peritamanus


Percalux, Encarpel...
São revestimentos acrílicos e PVC que possuem aparecia de couro e várias cores e modelos. são muitoo, muito duráveis e fáceis de limpar, fáceis de trabalhar. Eu sou fã! Quando quero fazer um caderno com muita cara do caderno Moleskine uso o Encarpel liso e fica divino!




                                             Fonte: Encadernação Sto. Amaro



Papel: Podemos usar qualquer papel para encadernar. Minha dica é se utilizar um papel fino, faça reforço na canaleta e lombada para tornar a encadernação mais duradoura. Caso tenha disponibilidade de escolher a gramatura, use 180 ou 120! 

Fonte: Elo7


Tecido: Vamos falar sobre o ideal dos mundos?! Tecido de algodão! Escolher um tecido de algodão, vc tem a possibilidade da grande variação de estampas e da qualidade. Será um trabalho fácil e de boa duração! Mas também é possível encadernar com sintéticos, sedas, viscose e etc.. é preciso mais cuidado e verificar se a cola fará o contato! Por muitas vezes a cola pode molhar de mais ou simplesmente não colar!



Couro: Encontramos no mercado, couros trabalhados e preparados para encadernar e couros comuns! É possível encadernar com os 2 modelos! Nesse primeiro, ele pode ser mais fino e o debrú ficar perfeito. Em couros mais grossos, não costumo trabalhar com encadernações clássicas e sim com encadernações onde a própria estrutura é o couro! O couro aceita bem gravações!

Fonte: Stilllovein